Prêmio Ser Humano 2005
Seu trabalho reconhecido por quem
entende do assunto
Participe do Prêmio Ser Humano 2005 e
apresente à sociedade mineira o que de melhor existe em Gestão de Pessoas
e Responsabilidade Social Corporativa!
O Prêmio Ser Humano, já em sua 5ª edição,
tem como objetivo reconhecer e premiar os trabalhos de sucesso de
empresas, profissionais de Recursos Humanos e estudantes.
Não perca a oportunidade de ver o seu
trabalho reconhecido por quem entende do assunto! Inscreva já o seu
projeto ou o de sua empresa!
Categorias
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Gestão de Pessoas
A categoria “Gestão de
Pessoas” contempla trabalhos acadêmicos, práticas profissionais e
empresariais que apresentem contribuições efetivas para a valorização e o
desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho e está dividida em
três modalidades: Acadêmico, Profissional e Empresarial.
:: Responsabilidade Social
Corporativa
Essa categoria contempla
projetos sociais desenvolvidos por empresas em Minas Gerais que contribuem
para a maior inserção de pessoas e grupos sociais na prática e exercício
da cidadania.
Inscrições
As inscrições para o “Prêmio
Ser Humano 2005” vão até o dia 25 de outubro deste ano. Cada participante
poderá inscrever, no máximo, três trabalhos.
Regulamentos
Para conhecer os
regulamentos, acesse:
:: "Gestão de Pessoas":
www.sairacomunicacao.com.br/abrh/gestaodepessoas.htm
:: "Responsabilidade Social":
www.sairacomunicacao.com.br/abrh/responsabilidade.htm
Mais informações
Através do
e-mail
abrhmg@task.com.br ou pelo telefone (31) 3227-5797.
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A viagem heróica da
mulher no ambiente organizacional
ma
jornada da heroína feminina em um universo masculino. Assim é a vida da
maioria das mulheres, que já conquistaram o mercado de trabalho, porém se
deparam com organizações e espaços que não evoluíram junto com elas, e
continuam sendo planejados e voltados para os homens. O que fazer diante
desse problema? O que fazer para não adoecer, para não ficar amarga, para
dar conta de todas as tarefas que envolvem não só o trabalho, mas também a
família?
Para falar dessas
dificuldades vividas pela mulher moderna e do contexto social no qual ela
está inserida, Marisa Sanabria Teijeira e Maria das Graças Pinho Tavares
uniram-se. Juntas, elas mostrarão aos associados da ABRH Minas as
divergências entre o masculino e o feminino, as questões oriundas da nossa
sociedade patriarcal, os conflitos da mulher moderna nesse contexto, suas
necessidades e desejos, entre outros.
O evento será
realizado no dia 28 de setembro de 2005, às 18h, na sede do Minas Tênis
Clube II – Av. Bandeirantes, 2323, Mangabeiras, em Belo Horizonte, e é
gratuito e exclusivo para os associados da ABRH Minas. Para se inscrever,
entre em contato com a associação através do e-mail
abrhmg@task.com.br ou pelo telefone (31)
3227-5797. Vagas limitadas!
As palestrantes
Maria das Graças Pinho
Tavares é antropóloga, consultora e professora da Pós-graduação da PUC
Minas e da Fundação Dom Cabral.
Marisa Sanabria Teijeira
é psicóloga, mestra em Filosofia pela UFMG, Analista Institucional,
especialista em Técnicas de Grupo, membro da Academia Feminina Mineira de
Letras e diretora do Centro Cultural Brasil-Espanha. |
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Contos para mulheres adultas
erônica
veio de outra constelação para aprender com os humanos a sentir e a
vibrar. E aprendeu.
Muitas pessoas são daqui
mesmo, mas parecem ter vindo de outro mundo e, o que é pior,
diferentemente de Verônica, não aprendem nunca que a vida plena consiste
em experimentar todos os sentimentos – alegrias, angústias, afeições e
raivas. E pensam que estão vivendo.
A história de Verônica é
contada por Marisa Sanabria Teijeira – psicóloga, mestra em Filosofia pela
UFMG, Analista Institucional, especialista em Técnicas de Grupo, membro da
Academia Feminina Mineira de Letras e diretora do Centro Cultural
Brasil-Espanha – em seu segundo livro individual “Contos para mulheres
adultas”, que será lançado no dia 19 de setembro deste ano, às 19h30, no
Salamanca Espaço Cultural – Rua Pernambuco, 797, Savassi – BH / MG.
Entrada franca.
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As
estações da vida
A
última sessão do “Filme e Filosofia”, que aconteceu no dia 13 de agosto,
trouxe o filme “Primavera, verão, outono, inverno e... primavera”, do
cineasta Kim Ki-Duc, uma co-produção entre Coréia do Sul e Alemanha,
lançada em 2003. O filme é o primeiro da série “As estações da vida”, que
será abordada ao longo do segundo semestre de 2005.
“Primavera, verão, outono,
inverno e...primavera” traça um paralelo entre as estações do ano e o
curso da vida. A trajetória de um monge budista e seu aprendiz é marcada
pelas estações do ano, que formam um ciclo de vida, com seus desafios e
aprendizados que conduzem à iluminação espiritual. Ninguém é indiferente
ao poder das quatro estações. Nem mesmo os dois monges, que compartilham a
solidão em um lago rodeado por montanhas, num monastério flutuante. Eles
também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, dos
sofrimentos e das paixões que cercam cada um de nós. Com uma fotografia
poética e marcado pelo silêncio, o filme leva à reflexão sobre as mudanças
das estações e da vida.
Próximos filmes:
1º de
outubro – “E sua mãe também” (2001, Alfonso Cuarón, México/USA)
5 de novembro – “Casablanca”
(1942, Michael Curtiz, USA)
3 de
dezembro – “Ensina-me a viver” (1971, Hal Ashby, USA)
Local: Associação Médica -
Auditório Oromar Moreira - Av. João Pinheiro, 161 / 3º andar - Centro –
Belo Horizonte / MG
Horário:
15 h - exibição do filme /
17 h - comentário
Para mais informações ou
para participar do evento, contate a ABRH-MG através do e-mail
abrhmg@task.com.br
ou pelo telefone (31) 3227-5797.
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O “Pensar” e o “Agir”
RH
Mail deste mês traz a cobertura das palestras “O Pensar – Quando ser
devorado é melhor que decifrar” e “O Agir – Estratégias de negócios e
desafios de RH”, que foram ministradas por Paulo Volker e Nelson Savioli,
respectivamente, durante o X Congresso Mineiro de Recursos Humanos –
“Decifra-me ou Devoro-te: o Enigma da Esfinge e a Gestão de Pessoas”,
realizado pela ABRH Minas, em junho deste ano.
Paulo Volker é mestre em
Ciências Políticas, professor, filósofo, consultor da área internacional
do Sebrae, gerente da Câmara de Comércio de Milão/BID/PNUD e autor de
livros sobre filosofia, ética e educação. Nelson Savioli é superintendente
executivo da Fundação Roberto Marinho, presidente do Conselho Deliberativo
da ABRH-RJ e autor de livros sobre carreira e recursos humanos; foi o
executivo principal de RH da Rhodia, Jornal “O Globo” e Unilever.
O Pensar – Quando ser
devorado é melhor que decifrar
Trazendo à tona uma
afirmação contrária ao que foi proposto pelo X Congresso Mineiro de
Recursos Humanos, Paulo Volker explicou que não é possível entender a vida
sob a ótica racional, ainda que as pessoas passem a maior parte do tempo
no local de trabalho, lugar onde parece não haver espaço para emoções nem
limitações e a moeda corrente seria o conhecimento e a eficiência. “Há
algo de indeterminado no ser humano, no colega de trabalho, no chefe e até
mesmo na fidelização dos clientes. Por isso, é impossível trabalhar para
se decifrar todos os códigos, mesmo com a capacidade plena das
inteligências”, afirmou o filósofo. Ele também explicou que, no mito da
esfinge, os problemas se resolvem quando a decifração do enigma ocorre.
Mas, segundo o consultor, é preciso reconhecer que, no dia-a-dia, muitas
vezes o enigma é impossível de ser desfeito.
O Agir – Estratégias de
negócios e desafios de RH
O profissional de Recursos
Humanos deve ser empreendedor e atento aos negócios da empresa onde atua.
Com essa afirmação, Nelson Savioli começou sua palestra no X Congresso Mineiro
de Recursos Humanos. Além disso, Savioli afirmou que o gerente de RH deve
participar da gestão e do planejamento estratégico da empresa, assistindo
ao executivo principal, propondo estratégias para gerir a cultura
organizacional, bem como políticas, artefatos culturais e instrumentos de
avaliação organizacional para a diretoria executiva. “Quando há, numa
empresa, ligação direta entre o gerente de RH e o maior executivo, é
perfeito. O exercício correto do planejamento estratégico de negócios não
pode prescindir do profissional de RH. Afinal, ele precisa contribuir com
a discussão sobre as tecnologias que a empresa vai precisar para conseguir
entregar seus novos serviços e produtos”, explicou Savioli.
O superintendente executivo
da Fundação Roberto Marinho ainda afirmou que o profissional de RH pode
ajudar mapeando talentos e competências técnicas dos profissionais da
empresa e, quando necessário, atrair talentos externos, com programas de
trainees, entre outros. “O RH que faz a diferença é aquele que está
atento ao amanhã e ao depois de amanhã”, concluiu.
Crédito das Fotos: Demerval
Filho
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Por um ensino de qualidade
riar
um espaço de integração empresa-comunidade e contribuir com a melhoria da
qualidade do ensino nas escolas do município de Timóteo. Esses são os
objetivos principais do “Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino nas
Escolas Públicas de Timóteo”, desenvolvido pelo Departamento de Educação
da Fundação Acesita e implantado em agosto de 1994, que foi um dos
vencedores do Prêmio Ser Humano 2004 da ABRH Minas, na categoria
“Responsabilidade Social Corporativa”.
O Departamento de Educação
da Fundação Acesita tem como missão contribuir para a melhoria da
qualidade do ensino nas instituições educacionais, em parceria com o poder
público e a sociedade civil, implementando e apoiando projetos que
preparem pessoas conscientes e participativas, empreendedoras e
co-responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade, fortalecendo o
exercício da cidadania. Visando colocar em prática esses objetivos, o
departamento iniciou seu trabalho com a implantação da Gerência da
Qualidade Total nas Escolas. A partir daí, foi sendo formatado o “Programa
de Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas de Timóteo”, que se desenvolve
através de projetos, alguns em desenvolvimento, outros já concluídos.
Realizado em parceria com o
Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e com a Prefeitura
Municipal de Timóteo, via Secretaria Municipal de Educação, Cultura,
Esporte e Lazer, o programa estende-se a 28 escolas públicas do município,
beneficiando um total de 20.000 alunos e 1.400 profissionais de educação.
No período de sua
implantação, o programa fundamentou-se em três pilares: Curso de Gerência
da Qualidade Total na Escola, Acompanhamento Técnico-pedagógico e
Implantação do GQTE – Gerência da Qualidade Total nas Escolas, envolvendo,
na época, 23 escolas de Ensino Fundamental e Médio. Ao longo do período de
execução e com o dinamismo do processo educativo, o Programa foi se
modificando e novas ações foram sendo incorporadas. Atualmente, atende
também algumas escolas da rede privada de ensino e é formado por nove
projetos:
- Capacitação
Constante: contribui para o desenvolvimento dos profissionais da
educação, promovendo atualização técnico-pedagógica e o intercâmbio com
ênfase no crescimento pessoal;
-
Coral Infantil Acesita: reúne meninos de 7 a 14
anos, moradores de bairros distantes do centro de Timóteo;
- Informática
na Escola: destinado a professores e corpo técnico das escolas, o
projeto dá oportunidade ao profissional de educação de atualizar-se e usar
a tecnologia para suas atividades;
- Mostra
Educação Faz Arte: ação conjunta dos departamentos de Educação e
Cultura, que tem como propósito envolver estudantes na realização de
trabalhos artísticos em diversas categorias, como desenhos, pinturas e
colagens;
- Prêmio
Fundação Acesita – Valorização da Educação de Qualidade: busca
valorizar as escolas que evidenciam melhorias de processos no sentido de
inovação, reconhecendo os profissionais que, com sua participação,
contribuem para maior significado do trabalho em equipe;
- Programa
de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd): tem o
objetivo de alertar as crianças da 4ª série ou nível correspondente do
Ensino Fundamental sobre os malefícios causados pelas drogas;
- Transitolândia:
orientação e estímulo para o trabalho de Educação para o Trânsito no
currículo escolar;
- Programa
Mini-empresa da Júnior Achievement: oferece programas de educação
econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através
de parcerias entre escolas e voluntários da classe empresarial;
- Visitando
o Centro Cultural: espaço para a comunidade escolar conhecer a
história da Acesita, visitando o Museu Acesita e as diversas exposições
que ali são realizadas.
O planejamento, bem como a
implantação das ações desenvolvidas, é feito de forma integrada, com
participação efetiva dos parceiros. Os resultados de todos os projetos
desenvolvidos pelo “Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino nas
Escolas Públicas de Timóteo” ao longo desses anos têm sido muito
significativos para a educação no município. O projeto “Capacitação
Constante”, por exemplo, promoveu 1.561 horas de capacitação em situações
variadas, com participação de 19.060 educadores de diversos segmentos das
escolas.
Crédito das Fotos:
Arquivo ABRH-MG
Legenda das Fotos: Glória
Meireles e Dayse Carnaval, presidente e diretora da ABRH-MG,
respectivamente, com membros da equipe da Acesita, na entrega do Prêmio
Ser Humano 2004.
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OdontoPrev
Fundada em 1987 por um grupo
de cirurgiões-dentistas empreendedores, a
OdontoPrev surgiu com um compromisso claro de diferenciar-se em um
ambiente que demandava serviços de qualidade superior.
Dentro desse
espírito, e graças a uma dedicação total a clientes corporativos e seus
colaboradores, a empresa é hoje a maior
operadora de soluções em odontologia,
com
cerca de 3.500 clientes corporativos, que representam um milhão de
colaboradores beneficiados pelas soluções em saúde oral da OdontoPrev. E
para garantir o atendimento em todo país, sua rede credenciada compreende
mais de 12 mil cirurgiões-dentistas, sendo 1.600 em Minas Gerais.
A experiência adquirida, nesses 18 anos,
com o atendimento às novas demandas do mercado, o monitoramento constante
da satisfação de clientes e associados e o desafio diário de aprimorar
seus serviços fez da OdontoPrev uma empresa altamente capacitada em
oferecer soluções completas.
Os clientes são atendidos por uma equipe especialista, treinada e
habilitada a desenvolver as melhores soluções em assistência odontológica.
A expertise acumulada com a gestão odontológica de 3.500 empresas
permite uma análise acurada do perfil da população de cada uma.
A OdontoPrev já possui produtos amplamente qualificados pelo mercado.
Mas, caso seja detectada a necessidade, pode-se desenhar soluções
customizadas, a partir da utilização de qualquer modelo de
gestão/risco/atendimento, sempre adequado ao budget da empresa.
Você tratado por especialistas
:: Especialista em
liderança
A OdontoPrev é a maior
empresa de assistência odontológica do país, a única com abrangência
nacional, com filiais em nove estados, e a 3ª maior operadora de saúde,
conforme números divulgados pela Agência Nacional de Saúde.
::
Especialista em empresas
A OdontoPrev
atende a 3.500 empresas, com 93% delas classificando-a na faixa de
excelência. São empresas líderes, com alto grau de exigência. Além dos
clientes corporativos, a OdontoPrev também é a assistência odontológica
oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
:: Especialista em
soluções
Os produtos da
OdontoPrev são flexíveis, com soluções desenhadas a partir do perfil de
cada empresa. Oferece também a melhor solução para uma adequada
comunicação do benefício odontológico aos colaboradores de seus clientes.
:: Especialista em
profissionalismo
A OdontoPrev
possui uma ampla rede credenciada, estabelecendo com seus dentistas uma
estreita relação de parceria. Sua rede de atendimento é estruturada de
acordo com as necessidades de cada cliente.
:: Especialista em
atendimento
Uma equipe com
mais de 560 colaboradores especializados em saúde bucal está sempre
disponível para suporte imediato.
:: Especialista em facilitar
a vida
A OdontoPrev
está sempre perto de você, através do Call Center 24 horas, do site
OdontoPrev.com, do celular, do palm ou via OdontoPrev wap. Presente nos
momentos em que você mais precisa da sua assistência odontológica: no
consultório, na sua empresa e na sua casa.
:: Especialista em
credibilidade
Avançadas tecnologias
desenvolvidas especialmente para o negócio (CRM, ERP e BI) oferecem total
transparência e integração entre clientes, associados, credenciados,
parceiros comerciais e a OdontoPrev.
:: Especialista em
responsabilidade
A OdontoPrev
orgulha-se de sua postura socialmente responsável. E dentre suas várias
iniciativas, destaca-se a Ação Amigos do Futuro, que responde anualmente
pelo atendimento odontológico de milhares de crianças e adolescentes, por
meio de parcerias com instituições de alta credibilidade.
Uma das melhores empresas
para se trabalhar
A OdontoPrev foi eleita,
segundo anuário publicado pelas revistas Exame e Você S/A, uma das 150
melhores empresas para se trabalhar. Cerca de 500 empresas e 200 mil
funcionários participaram da avaliação, que é considerada a maior pesquisa
de clima do Brasil. Essa foi a primeira vez em que a companhia
inscreveu-se para participar da seleção promovida pelo guia.
Para
falar com a Odontoprev em Minas Gerais: Divisão
Clidec - Av. Brasil, 888 - 15º andar - Funcionários - Belo
Horizonte - MG - CEP: 30140-001 - Tel (31) 3273-4133 /
www.odotoprev.com.br
Crédito das
Fotos: Arquivo OdontoPrev
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“Quem é Quem” deste mês traz o perfil de Joana D’Arc Guimarães,
psicóloga, pós-graduada em Gestão de Pessoas, diretora adjunta da ABRH
Minas há seis meses e coordenadora do programa TreinaMinas. Conheça um
pouco de sua trajetória profissional na área de Gestão de Pessoas.
Atuação
Joana
atua há três anos na área de Recursos Humanos, prestando consultoria às
unidades Sesi/Senai, no que se refere à Gestão de Pessoas, planejando e
executando atividades de integração, treinamento e desenvolvimento,
coordenação de programas de treinamentos gerenciais, planejamento e
atuação em recrutamento e seleção de pessoal – avaliações psicológicas,
dinâmicas de grupo, entrevistas, entre outros – e como facilitadora de
grupos e de programas de qualidade em relações humanas. Anteriormente a
esse período, atuou também em vários trabalhos ligados à área social,
como: estágio no projeto Geração de Trabalho e Renda da Associação
Municipal de Assistência Social (Amas) da PBH e inserção de pessoas
portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, tendo todas
essas experiências contribuído de maneira diferente para o seu crescimento
profissional.
Há seis meses,
Joana coordena as atividades pertinentes ao projeto TreinaMinas, elaborado
pela ABRH Minas em parceria com a Fiemg. O projeto oferece cursos,
consultorias e treinamentos para ONGs e instituições com foco em promoção
social, através de voluntários e parceiros. Como coordenadora, Joana
divulga o projeto para empresas e instituições e os cursos ofertados pelos
parceiros, capta voluntários para atender às demandas, entrevista
candidatos a voluntários, planeja e acompanha os cursos e os treinamentos
do projeto. “Minha experiência na Fiemg me permitiu desenvolver atividades
semelhantes às desenvolvidas na área de RH para um público diferente e
ainda carente desses processos”, afirma.
Responsabilidade Social
“Acredito que o tema Responsabilidade Social será fator de primordial
importância para as empresas a médio e longo prazo, e que todos os
gestores de pessoas, assim como os profissionais de RH, terão papel
relevante para que isso aconteça de maneira efetiva nas organizações, pois
são as pessoas mais capacitadas para conduzir esse processo. Quanto ao
TreinaMinas, além do desejo pessoal de uma atuação mais voltada para o
social, o projeto tem contribuído para que eu conheça realidades
diferentes, porém não-excludentes”, Joana D’Arc Guimarães.
Crédito da Foto: Arquivo
pessoal
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