RHMail - ABRH-MG Entre em contato com a ABRH-MG
Acesse o site da ABRH-MG
Informativo mensal - Maio de 2009
Uma fonte mensal de idéias divulgadas entre os seus colegas de trabalho.

Agregando Valor

 
 


Coaching Evolutivo foi tema de curso realizado pela ABRH-MG

Em parceria com o INAp, a ABRH-MG realizou curso de oito dias ministrado pelos consultores e coachs Eduardo Leal e Jairo Mancilha

Com o objetivo de proporcionar formação completa na área de Coaching Evolutivo, a ABRH-MG promoveu em março e abril deste ano, em parceria com o INAp (Instituto de Neurolingüística Aplicada) e com o InCoaching, o curso “Formação e Certificação Internacional de Coaching Evolutivo”. As aulas, divididas em dois módulos e com duração de oito dias no total, foram ministradas pelo coach e consultor, Eduardo Leal, e pelo diretor do InCoaching do INAp, Jairo Mancilha.

Intercalando teoria e prática, o principal objetivo do curso é proporcionar uma formação completa do aluno ao abordar os cinco modelos de Coaching - Integral, Centrado em Valores, Executivo, Neurolinguística e o Modelo Gravesiano ou Spiral Dynamics.

De acordo com Mancilha, o curso cumpriu seus objetivos principais, “que são introjetar as competências de um profissional de coach, através de apresentações conceituais e dinâmicas práticas; facilitar o crescimento pessoal do participante e realizar um projeto real de coaching”, disse. Como principais benefícios para os participantes, ele cita a melhora da qualidade nas relações pessoais, ampliação das possibilidades de auto-realização a partir da formulação de metas baseadas em princípios e valores autênticos.

Segundo Lara Rosane Castro, gerente de desenvolvimento humano da Rhumo Consultoria, que participou do curso, ele foi importante para sedimentar seus conhecimentos. “As aulas dão um bom embasamento, apresentam ferramentas interessantes e inéditas na minha opinião e agregam valor”, disse. “Já estou usando algumas ferramentas, que aprendi no curso, e estão sendo muito efetivas”, destaca.

Para a participante Flávia Cardoso, professora do Centro Universitário UNA, e que já trabalha com coaching há um ano, a experiência foi muito enriquecedora. “O curso foi excelente. Acredito que hoje tenho uma visão muito mais ampla e nova, pois com as aulas conheci novas ferramentas que posso usar no meu dia a dia profissional”, diz. Flávia ressalta que a competência dos instrutores foi fundamental. “São profissionais muito bem preparados, o que facilita a aprendizagem”.

De acordo com Eduardo Leal, muitos cursos se concentram em apenas um dos módulos de Coaching. “Já este treinamento tem uma abordagem mais completa”, destaca. “Apresentamos o modelo e a forma de executá-lo, ao equilibrar conteúdo e prática”. As aulas, segundo o consultor, são direcionadas tanto a profissionais que tem interesse em se tornarem coach como para aqueles que querem conhecer a prática e exercer a função de líder-coach.

Leal explica que a cada dia do curso, uma hora da carga-horária (72 horas/aula no total dos dois módulos) é dedicada a um exercício prático em dupla. “Durante os primeiros 30 minutos um dos alunos é o condutor do processo, enquanto o outro aluno é o ouvinte. Na outra metade do tempo os postos são invertidos e dessa forma os alunos vivenciam todo o processo”, disse.

Sobre o Coaching - o Coaching tem hoje o sentido de treinar, de ajudar pessoas a se dedicarem e a terem entusiasmo no cumprimento de seus objetivos. A sua essência está no trabalho com metas e no desenvolvimento de competências para alcançá-las. O Coaching visa liberar o potencial de uma pessoa para sua performance, ajudá-la a aprender em vez de ensiná-la. Trabalhar e maximizar a consciência, a responsabilidade e a autoconfiança é o objetivo de um coach.


Biblioteca e Videoteca da ABRH-MG recebem novos títulos

A Biblioteca e a Videoteca da ABRH-MG acabam de receber novos títulos de livros e DVDs, que já estão disponíveis para seus associados. Assinados por renomados profissionais da área de recursos humanos, como Gustavo e Magdalena Boog, Thelma M. Teixeira e Carlos Pessoa, os livros tratam de assuntos pontuais e necessários para a o desenvolvimento do profissional de gestão de pessoas. Já os novos DVDs chamam a atenção, através de fábulas ilustrativas, para aspectos importantes do atual mercado de trabalho.

Para ter acesso à Biblioteca e Videoteca entre em contato pelo telefone (31) 3227-5797 ou e-mail abrhmg@abrhmg.org.br.

Livros

Título: Psicodrama Empresarial – O que, por que e como fazer
Autora: Thelma M. Teixeira
Editora: Santa Clara
Sinopse: O livro aborda a utilização do Psicodrama nas empresas, através do relato de 10 casos/experiências da autora em empresas nas quais presta ou prestou consultoria. Os casos apresentam de forma detalhada o que foi feito e os resultados obtidos e descreve as técnicas utilizadas. Há um capítulo sobre a atual realidade organizacional, baseado nas teorias da complexidade e sistêmica. Os demais capítulos tratam da teoria do Psicodrama e da adaptação deste que a autora fez para aplicação em empresas.

Título: Tempo de Convergir – O impacto nas pessoas, organizações e sociedade
Autor: Gustavo e Magdalena Boog (coordenadores)
Editora: Gente
Sinopse: Com o mesmo tema do Conarh 2003, o livro reúne artigos de conceituados profissionais de recursos humanos. Os textos são divididos em três temas distintos: Sociedade, Organizações e Pessoas. Cenário institucional, trabalho e renda, RH e marketing e carreira em tempos de mudança são alguns dos assuntos abordados.

Título: Negociação Aplicada – Como utilizar as táticas e estratégias para transformar conflitos interpessoais em relacionamentos cooperativos
Autor: Carlos Pessoa
Editora: Atlas
Sinopse: Este livro organiza o processo da negociação através de focos específicos, interconectados entre si, que evoluem com a leitura de cada capítulo e está estruturado de tal maneira que você se sinta capaz de conduzir, de imediato, suas negociações de uma forma mais consciente e melhor estruturada. O livro é destinado a profissionais que desejam aprofundar seus conceitos e melhorar a prática da negociação.

DVDs

Sob o Arco-Iris
Duração: 10 minutos, Cor
Sinopse: Dois bonecos, um amarelo e outro azul, “brigam” pelo seu terreno. A sua cor tem que prevalecer, por isso eles destroem as flores um do outro.

Spinólio
Duração: 10 minutos, Cor
Sinopse: um homem solitário resolve criar um boneco para ser seu filho, o Spinólio. Este vai para a escola, se forma e até arruma um emprego. Após a invenção do computador, ele perde o emprego, a empresa o aposenta.

Enviar por e-mail
Imprimir esta página

Seções

ABRH-MG em Ação - XIII COMRH - EXPO-RHMinas 2009, curso sobre preposto e curso de Coaching
Gente que Faz - TIM Música nas Escolas
Um Giro Pelo Mercado - MBA FGV em parceria com a ABRH-MG
Dicas Culturais - Eventos culturais em Belo Horizonte
Academia ABRH-MG - Cursos com descontos para associados ABRH-MG
Trabalhe Conosco - Cadastros de currículos
Dicas de Saúde - O exemplo na saúde bucal das crianças e cuidados com crianças asmáticas